segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Caralluma

     Olá gente!! Meu fim de semana foi ótimo, minha irmã veio pro Rio e o bom disso é que ela também é adepta da dieta, então, além da correria que gente fica prá cima e prá baixo em função da reforma na casa da mamy, ainda tem a alimentação que fica dentro dos parâmetros!!
     Hoje, segunda-feira eu não fiz minha AF ( senti falta ) porque meu filhote ficou muito dodói e eu tive que levá-lo ao médico, está com princípio de pneumonia, que chato, mas ele logo logo fica bom!! Melhoras para o meu baby!

     Eu tenho quase certeza que emagreci nestes últimos dias mas só vou me pesar na 4ª feira.

     O assunto principal de hoje é a CARALLUMA, começei a tomar e estou apostando muito nela. Esta matéria, trazida de um site de tratamento ortomolecular explica bem o porquê. Vale a pena ler:

Caralluma fimbriata – vegetal indiano

     Na Índia, a Caralluma fimbriata, um cactus suculento e comestível que pertence à família Asclepiadaceae é também conhecido como um alimento para fome e supressor do apetite e da sede entre as populações tribais. Ele cresce de forma selvagem por toda a Índia e é também plantado como arbusto ao longo de rodovias e como divisa de jardins. Os nativos indianos têm incluído este cactus suculento e comestível em suas dietas ao longo dos séculos, com a alegação folclórica a respeito da sua atividade supressora do apetite. Tem propriedades, usos e ação semelhante ao Hoodia Gordoni.

     A Caralluma fimbriata é ingerida de várias formas na Índia, pode ser cozido como um vegetal normal, com sal e pimenta; pode ser preparado como molho chutney e picles, ou até mesmo comido cru (Indivíduos das tribos da Índia mastigam os talos de Caralluma fimbriata para suprimir o apetite em dias de caça).

Ficha técnica
Família: Asclepiadaceae
Sinônimo: Caralluma adscendens
Nomes populares: Kullee Mooliyan, Karallamu, Shindala Makadi
Ação: Supressor do apetite
Uso popular: como vegetal na dieta diária

Caralluma fimbriata – mecanismo de ação proposto


Queima de gordura corporal 

 

     O Ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria, a qual é encontrada nas células da maioria dos seres vivos. Mitocôndria é conhecida internacionalmente como “power house”, pois é ela que gera energia para o corpo através da comida ingerida.
     O corpo obtém energia quando carboidratos, especialmente moléculas de glucose são quebradas por um   processo chamado catabolismo. Esse processo está interligado a síntese de energia nas moléculas, energia esta chamada ATP (adenosina trifosfato) a qual promove energia química para o corpo.
     A glucose é quebrada em um composto chamado ácido pirúvico que entra na mitocôndria e lá ele é convertido em Ácido Acético, e por último, em Acetil Coenzima A e Ácido Cítrico. Este ciclo é conhecido como Ciclo do Ácido Cítrico. Durante este ciclo, o ATP é formado.
     O Ciclo de Krebs é uma passagem crítica do organismo devido à geração de ATP, pois é através dele que o corpo consegue energia para funcionar. Porém, quando temos uma dieta muito calórica, muita energia é gerada, e o organismo a armazena em forma de gordura por um mecanismo chamado gluconeogenese. O principal agente conversor de gordura após o ciclo de Krebs na gluconeogenese é a Acetil Coenzima A, citada acima.
     Mas, para a formação da Acetil Coenzima A é necessária uma enzima chamada Citrato liase; se esta enzima não for formada, a gordura não será armazenada posteriormente.
     A Caralluma fimbriata possui glicosídeos que acredita-se bloquear a ação da enzima Citrato liase. Pelo bloqueio desta enzima, Caralluma fimbriata bloqueia a produção de gordura. Além disso, bloqueia outra enzima chamada Malonil Coenzima A inativando mais ainda a formação de gordura pelo organismo, e por esta razão, o mesmo é obrigado a queimar as reservas existentes.
     Todo esse processo, acelera a queima de gordura corporal mesmo sem atividades físicas.

Supressão do apetite

     Acredita-se que a Caralluma fimbriata aja por mais um mecanismo de ação.
     Estudos clínicos controlados comprovam a habilidade de Caralluma fimbriata em suprimir o apetite.
     Quando comemos, nervos do estômago mandam um sinal para o hipotálamo no cérebro (o hipotálamo é a parte do cérebro que controla o apetite). Quando o estômago está cheio, o hipotálamo sinaliza o cérebro para pararmos de comer.
     Quando a pessoa está faminta ocorre o contrário, o hipotálamo manda mensagem ao cérebro para nos alimentarmos.
     Neste mecanismo, a Caralluma fimbriata parece “enganar o cérebro”, mandando ao hipotálamo uma mensagem de estomago cheio, mesmo quando a pessoa ainda não se alimentou, e sendo assim, ela não sentirá fome. Acredita-se que certos glicosídeos da Caralluma fimbriata inibam mecanismo sensorial da fome no hipotálamo.

Ganho de massa magra

     A maior razão pela qual indivíduos não conseguem permanecer em programas de perda de peso é que com dietas moderadas, o corpo precisa trabalhar dobrado para queimar reservas do organismo e os indivíduos se sentem cansados e indispostos.
     Com Caralluma fimbriata o indivíduo recebe um aporte energético suplementar, e sendo assim, sente-se mais disposto até mesmo para praticar exercícios, obtendo assim ganho de massa magra.

Caralluma fimbriata – segurança

     Baseado na longa história de uso diário de Caralluma fimbriata na Índia, com nenhum registro de efeito adverso, o extrato de Caralluma parece ser seguro para o uso terapêutico proposto. No estudo de avaliação de eficácia também não houveram efeitos adversos relatados.

Caralluma fimbriata – posologia e associações
     Até 1.000mg de Caralluma fimbriata 20:1 pode ser ingerido ao dia e preferencialmente dividido em duas ou mais tomadas.
     Pode ser associado a outros ativos naturais e fitoterápicos indicados para perda de peso, ganho de massa magra ou mesmo suporte energético. Existem suplementos naturais internacionais que associam Caralluma fimbriata ao chá verde.

Caralluma fimbriata – estudo de eficácia


Objetivo:

     O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do extrato de Caralluma fimbriata na supressão do apetite, na escolha do alimento e na antropometria em indivíduos obesos e com sobrepeso que desejavam perder peso.

Métodos:

     O estudo constitui-se de um ensaio duplo-cego, controlado por placebo e randomizado. Cinqüenta homens e mulheres adultos (25-60 anos) com índice de massa corpórea (IMC) maior que 25kg/m2 foram randomizados e distribuídos entre um grupo placebo ou em grupo experimental que recebeu 1g de extrato de Caralluma/dia por 60 dias. Todos os indivíduos receberam aconselhamento padrão relacionado à dieta redutora de peso e atividade física. Ao final de 30 e 60 dias de intervenção foram realizados a medida da glicose e lipídios no sangue, medidas antropométricas e a determinação da ingestão dietética e do apetite.

Resultados:

     As circunferências da cintura e os níveis de apetite durante o período de observação mostraram um significante declínio no grupo experimental (Ext. de Caralluma) quando comparado ao grupo placebo. Embora houvesse uma tendência maior de diminuição do peso corporal, índice de massa corpórea, circunferência do quadril, gordura corporal e ingestão energética entre os pontos de tempo avaliados no grupo experimental, estes não foram significativamente diferentes entre os grupos, experimental e placebo.

Conclusões:

O Extrato de Caralluma parece suprimir o apetite e reduzir a circunferência da cintura quando comparado com o placebo durante um período de 2 meses.
Caralluma fimbriata – estudo de eficácia
_ Mostrou estatisticamente uma redução significante do peso corporal.
_ Foi bem tolerado.
_ Não demonstrou nenhum efeito colateral ou adverso.


   

    

11 comentários:

  1. Que seu filhinho melhore logo, estarei orando por ele.

    Menina fiquei muito feliz em saber que vc será vovó, deve ser a sensação mais deliciosa do mundo, vamos curtir esta gravidez e já estou vendo que irei ao Rio conhecer seu netinho/a.

    Ainda estou no JEC, adaptadíssima o grupo é muito bom e a matéria facílima, o que mata é a quantidade, temos 12.000 processos mas não reclamo pois nosso Juiz é maravilhoso e nos ajuda muito.
    Tenho vontade de aprender o processamente de Família, mas nunca tive vontade de ir para as daqui, tenho um horário bem fexível e agora estou estudando para concurso, meu sonho é ser DP e se essa for a vontade de Deus me dará forças e conhecimento para alcançá-lo.

    Bj grande e um dia LIGHT e tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. oi menina
    tomara que o filhote melhore logo, essas mudanças de tempo doidas acabam mexendo com a saude dos nossos pequenos né. ai eu queria que a caralluma funcionasse comigo sniff, eu tomo desde setembro e não consigo sentir essa diminuição do apetite... minha cintura até diminuiu de 103 pra 99 mas tb ando caminhando e me reeducando não sei até que ponto a caralluma ajudou tb... mas sigo tomando e querendo mais resultados, bjim flor e boa terça

    ResponderExcluir
  3. Liege bom dia!
    Desejo melhoras p/seu filhote.......eu tomo caralluma e já percebo todos esses beneficios p/mim o que mais ajuda é que ela corta bastante o desejo por doce ,o problema é que aqui onde compro ela custa 50 e poucos reais como vc conseguiu a 15? e é de quantas mg?BJS e boa terça p/vc.

    ResponderExcluir
  4. ESpero que seu baby esteja melhor...
    To que to ensaiando pra comprar essa caralluma viu, vou parar de ensaiar e comprar de vez :D
    Li, grande beijooooo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga, to feliz em te ver tão bem, isso tbm me faz bem, e melhoras pro filhote, esse tempinho quem mais sofre são os baby mesmo, e isso mesmo tome sua caraluma e tenha fé que ela fará sim o resultado almejado, beijos linda e ótima terça.

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM ! vc esta de parabens, Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre Poemas e retribua o comentário ! http://leonardotk.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG , que eu sigo o seu de volta , caso queira seguir. Se puder fazer parceria comigo e só fala blz muito :D Obrigado ! Deus, em lugar primeiro xD!

    ResponderExcluir
  7. Oi..
    Que ótimo receber sua visita, pois é, vamos firmes nesse desafio. Ja te linkei e estou te seguindo.
    BEijinhos

    ResponderExcluir
  8. Opz.. to torcendo pro seu baby melhorar logo..
    VIU.. as vezes isso acontece mesmo, de seguir uma pessoa e depois nao estar seguindo..rs, isso ja aconteceu comigo varias vezes..ta tudo certo..rs
    Bora la. tentar fechar a boca em pleno dezembro..rs
    bjss

    ResponderExcluir
  9. ei!

    ja vi algumas reportagens sobre Caralluma e fiquei com mta vontade de tomar..só nao vou tomar por enquanto, pois estou tendo acompanhamento de nutricionista e ela disse q por agora nao iria valer mto a pena ja q minha dieta é pobre em carboidratos..mas minha mae ta tomando, e umas 03 pessoas do meu trabalho tb estao...todos estao gostando!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  10. To passando para conhecer seu blog...Adorei viu!!!... Convido vc a me seguir tbém...bjuuuuuus
    http://patikolvidaesaude.blogspot.com

    ResponderExcluir